sexta-feira, 5 de maio de 2017

Tudo que você precisa saber sobre:HIDRATAÇÃO e REPOSITORES HIDROELETROLÍTICOS



Todos vocês sabem que a água é fundamental para o bom funcionamento do     organismo e que se manter hidratado durante a prática de atividades esportivas é muito   importante. O que muitos não sabem é que a hidratação está completamente relacionada aos resultados em seus treinos e competições.

A desidratação pode comprometer o desempenho durante o exercício e aumentar os riscos associados ao esforço e ao calor, por isso, repor o liquido perdido durante o exercício é fundamental e pode fazer toda a diferença entre cruzar ou não a linha de chegada com êxito. O ideal é que o atleta comece a hidratação antes mesmo de começar a se exercitar, durante a prática e após o termino do exercício.

No artigo “Hidratação durante o exercício: a sede é suficiente?” publicado na Revista Brasileira de Medicina no Esporte, os autores oferecem 5 dicas muito importantes sobre hidratação no esporte:


1. Recomenda-se que os indivíduos ingiram em torno de 500mL de líquidos nas duas horas que antecedem um exercício, para promover uma hidratação adequada e haver tempo suficiente para excreção da água ingerida em excesso.

2. Durante o exercício, os atletas devem começar a beber logo e em intervalos regulares, com o objetivo de consumir líquidos em uma taxa suficiente para repor toda a água perdida através do suor, ou consumir a maior quantidade tolerada.

3. Recomenda-se que os líquidos sejam ingeridos em uma temperatura menor do que a ambiente (entre 15 e 22oC) e com sabor atraente.

4. Recomenda-se a adição de quantidades adequadas de carboidratos e eletrólitos para eventos com duração maior do que uma hora, já que não prejudica a distribuição de água pelo organismo e melhora o desempenho. Durante exercícios com duração inferior a uma hora, há pouca evidência de que haja diferenças fisiológicas em termos de desempenho caso sejam consumidos líquidos com carboidratos e eletrólitos ou água pura.

5. Recomenda-se a adição de sódio (0,5 a 0,7g.L-1 de água) na solução de reidratação se o exercício durar mais do que uma hora. Isto pode ser vantajoso por melhorar o gosto,  promovendo a retenção de líquidos e possivelmente revertendo a hiponatremia em alguns indivíduos que tenham ingerido quantidades excessivas de líquidos. A National Athletic

           


 

 


Água mineral, água de coco, sucos todos são maneiras se manter bem hidratado na prática esportiva e o ideal é que você combine a hidratação com a reposição dos sais minerais e um repositor hidroeletrolítico como o isotônico eo gel de carboidrato pode te ajudar a fazer isso.


As ações dos repositores hidroeletrolíticos são: repor água e sais minerais perdidos pelo suor, retardar a fadiga muscular e melhorar a performance em exercícios de longa duração ou realizados sob uma temperatura elevada com sudorese excessiva.

Existem muitas maneiras de você não deixar seu “motor ferver” e seja em qual modalidade você se interessar, não se esqueça de encher sua garrafa ou sua mochila de hidratação e jogar duro nos treinos. Não adianta nada você ter a melhor bicicleta, o melhor tênis, o melhor equipamento  e se esquecer de quem está fazendo isso tudo funcionar.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou deste texto? Comente abaixo qual tema você gostaria de aprender. Obrigado