sexta-feira, 17 de junho de 2016

Saiba mais sobre o Squash

             Boa tarde pessoal, como vão vocês? Espero que estejam se exercitando bastante e mantendo o corpo saudável. Como já disse pra vocês, estaremos contando no Blog um pouco mais sobre os esportes que o #TeamDX3 faz parcerias. Hoje é a vez do squash, praticado pelo atleta DX-3 Vini Rodrigues. O squash vem crescendo muito no Brasil, mas ainda não é um esporte muito difundido pela mídia, por isso muita gente não sabe muita coisa sobre a prática. Queremos, com esse post, explicar e apresentar o esporte pra vocês, pois é uma atividade super bacana que quem conhece gosta, e começa a praticar. Tenho certeza que se algum de vocês, após essa leitura, se interessar vai amar esse esporte.
Vini Rodrigues. Atleta DX-3 de Squash


            A história do squash não é totalmente comprovada, e existem várias versões sobre o começo do esporte e suas origens. As histórias mais aceitas são as seguintes: 1) O esporte começou em uma prisão londrina, onde os detentos rebatiam bolas na parede a fim de se exercitar; 2) Surgiu, também na Inglaterra, através do jogo péla, que era praticado em um celeiro com raquetes e bola mais duras do que as do squash de hoje. Essa é uma das versões mais aceitas, pois há muita semelhança entre as regras do péla e as do squash de hoje. É dito que o péla é o pai do squash devido à essa semelhança; 3) Tem sua origem na França do século XVI, quando esportes de raquetes estavam ganhando uma popularidade muito grande. Pelo fato do squash ser praticado em locais fechados, rapidamente foi aumentando o número de praticantes. 

            Mesmo tendo sua história um pouco nebulosa e confusa, o esporte não é nenhum bicho de sete cabeças. Como mencionado pela história 3, o squash é praticado em local fechado, a quadra tem um formato parecido com o de um cubo onde uma das paredes deve ser feita de vidro para que espectadores possam assistir a partida de modo seguro. O jogo pode ser feito um contra um, ou dupla contra dupla e o objetivo é bater na bola de forma que o adversário não consiga rebater de forma válida, e para marcar o ponto o jogador pode usar qualquer uma das quatros paredes. 

Quadra de squash. Foto: http://www.jardimversailles.com/



          Assim como no tênis, o jogo de squash começa com o saque do atleta na parede frontal, podendo depois pegar em qualquer um dos lados da quadra. Importante ressaltar que a bola deve quicar apenas uma vez no chão, antes do adversário rebater a bola de volta na parede frontal. E assim o jogo vai correndo, cada hora uma rebatida mais forte que a outra podendo enganar o adversário de acordo com a direção que a bola toma. Falando na bola, a bola de squash é uma bola pequena que pega muita velocidade devido a força aliada a técnica que os atletas têm. Por isso, é de extrema importância o praticante de squash ter um ótimo reflexo e um ótimo preparo físico, para que ele consiga acompanhar a bola e rebater de uma forma satisfatória vencendo seu adversário. 

             O squash ainda não é um esporte presente nas Olimpíadas, mas ele figura em eventos promovidos pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), como Pan Americano, Jogos Centro Americanos, Jogos Britânicos, e outras competições. No Brasil, o esporte vem crescendo e conseguindo cada vez mais adeptos. Por ser praticado em local fechado, não existe tempo ruim para o esporte, e é possível montar uma quadra em qualquer lugar (estacionamento, quintal, praças, etc...) 

           E aí, se interessou pelo esporte? Veja esse vídeo do atleta Vini Rodrigues marcando o match point no jogo de squash. Veja como é difícil acompanhar a bola e repare na velocidade que o jogo tem. Impressionante! Espero que tenham gostado desse post, e você que não conhecia o squash, se sentiu incentivado a começar a praticar? Até semana que vem pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou deste texto? Comente abaixo qual tema você gostaria de aprender. Obrigado