sexta-feira, 25 de março de 2016

Planilha de treino

           Nos dias de hoje temos escutado bastante sobre como levar uma vida saudável e sobre como manter a boa forma do corpo, o que permitiu a maioria das pessoas entenderem a importância da prática de atividades físicas para nosso organismo. O que muita gente ainda não sabe é que para ter um melhor aproveitamento e evitar o risco de lesões é preciso um planejamento antes de dar início aos treinos. Tomando isso como base, o recomendado é elaborar uma planilha de treinos para que você possa planejar, organizar e controlar aquilo que você está fazendo e como está fazendo

          Fazer uma planilha de treinos é algo de extrema utilidade, pois além de evitar as lesões e aumentar seu rendimento, ela possibilita que o atleta tenha uma melhor noção sobre sua técnica, postura e preparo. Os treinos passam a ser mais dinâmicos e objetivos, o que tem uma influência na motivação do atleta já que a evolução poderá ser percebida de forma mais concreta. Quando se usa uma planilha, é mais fácil de identificar os pontos em que está acontecendo uma evolução e os pontos nos quais é preciso trabalhar melhor; isso torna o desenvolvimento mais proveitoso e eficiente.

             Muita gente que resolve começar no triathlon chega a desistir pois não sabe como treinar. O triathlon inclui três modalidades com diferentes técnicas e diferentes estilos, o que dificulta na hora do treino; devo treinar a corrida, natação ou o ciclismo? Qual deve ser minha prioridade? O treinador Emerson Gomes, da MPR Assessoria Esportiva, de São Paulo, sugeriu uma planilha básica de quatro semanas para quem já corre e quer começar a pedalar e nadar também. Veja:
                                                                                                            
                                                                                                                               Legenda:
Confortável = respiração pouco ofegante/ possível conversar
Moderado = conversa com poucas palavras para não perder o fôlego
Firme = ritmo pesado, mas confortável/ respiração acelerada e conversa pausada
Forte = respiração muito ofegante, conversa pausada e musculatura puxando
Respiração bilateral 3/ 1 = respirar em dois lados a cada três braçadas
(´)= duração do intervalo em minutos
i = intervalo               
              Esse é um exemplo de planilha de forma geral, um exemplo. É importante ressaltar que cada pessoa é de um jeito, o que possibilita diferentes formas de  montar uma planilha mais específica com os seus objetivos, metas e até seu tipo físico. Só que para montar uma planilha com esse grau de complexidade é bom procurar um profissional na área da Educação Física, que vai saber te orientar da melhor maneira possível. A partir do momento que você começa a seguir seu cronograma de treinos, os resultados vão aparecendo gradativamente e seu desempenho irá melhorar. Além de uma planilha, é bom usufruir de roupas específicas para o esporte, que te ajudarão a evitar lesões e a poupar energia que será revertida no aumento da performance. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou deste texto? Comente abaixo qual tema você gostaria de aprender. Obrigado