sexta-feira, 10 de junho de 2016

Um pouco mais do handebol

                 Olá, seja bem vindo ao Blog da DX-3. Aqui escrevemos sobre o mundo esportivo e práticas ou hábitos que contribuem para o aumento da performance do atleta. Semana passada escrevi aqui sobre o #TeamDX3, apresentei o projeto e expliquei como pretendemos trabalhar e enxergar o esporte brasileiro. Apresentei para vocês alguns dos nossos atletas que não praticam triathlon, carro chefe da DX-3. Introduzi a vocês o atleta de handebol Diogo Hubner, e hoje gostaria de falar um pouco mais da modalidade que ele pratica. Vou buscar apresentar a vocês cada modalidade, para que possamos conhecer mais sobre esportes diferentes e encorajar a prática esportiva. Vamos, então, conhecer mais sobre o handebol!

Disponível em: http://oglobo.globo.com/esportes/brasil-derrota-argentina-na-prorrogacao-e-ouro-no-handebol-masculino-16967572

             Em teoria, o handebol se parece um pouco com o futebol. Jogadores vão passando a bola, driblando adversários até encontrarem um espaço para finalizar e tentar furar o bloqueio do goleiro para marcar o gol, porém tudo isso tem de ser feito com as mãos. Cada time possui 7 jogadores, e quem termina o jogo com mais gols ganha a partida. Mas como foi que esse esporte começou a ser praticado? Quais são as suas origens? Descubra logo abaixo. 

                O handebol é uma derivação e adaptação de várias atividades antigas praticadas com bola por vários povos como romanos, gregos alemães, irlandeses, etc... No ano de 1919, em  uma escola alemã, o professor Karl Schelenz criou uma adaptação do esporte Torball (esporte praticado por deficientes visuais, que consistia em rolar a bola com as mãos e marcar gols), e deu o nome de handebol. Nesse novo conceito do esporte, os times eram divididos em campos de 40m de comprimento e 20m de largura, com o mesmo objetivo: marcar gols. Essa modalidade era praticada pelas mulheres que trabalhavam na fábrica da Siemens. Quando os homens começaram a praticar, o tamanho do campo foi aumentado para parecer mais com o futebol. Como muitos dos alunos do Professor Schelenz eram estrangeiros, a ideia desse novo modo de jogo foi levada para os países de origens dos estudantes. Já em 1920, a atividade foi reconhecida como esporte oficial. 
Diogo Hubner - atleta de handebol profissional

                 O primeiro jogo oficial foi feito entre Alemanha e Áustria, que foi vencido por 6 a 3 pelos austríacos no ano de 1925. A partir daí as regras foram sendo revistas até que decidiu-se por aceitar a regra alemã como a oficial, e já em 1934 o esporte foi incluído pelo COI nas Olimpíadas. O esporte já fora difundido e aceito tão bem pelo mundo que na final olímpica de 1936 - Berlim, vencida pela Alemanha, mais de 100.000 pessoas estiveram presentes para assistir. A partir daí o esporte vem crescendo e se estruturando cada dia mais, com mais campeonatos sendo organizados e o reconhecimento por parte do público também vem aumentando. 

                Espero que você tenha aprendido um pouco mais das origens do handebol e tenha se interessado pela prática do esporte. No site do Diogo Hubner, destaque do handebol brasileiro, você pode ter acesso a uma história super completa sobre a modalidade, basta clicar aqui


                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou deste texto? Comente abaixo qual tema você gostaria de aprender. Obrigado