sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

COMO SE PREPARAR PARA UMA COMPETIÇÃO - ALIMENTAÇÃO

            Bom, como dissemos semana passada, hoje começa os posts sobre preparação. Podemos dizer sem medo de errar, que essa é etapa mais importante antes de uma competição, tão importante que determina inclusive se você será capaz até mesmo de concluir a prova.

            Em modalidades esportivas extremas (como é o caso do triathlon, do crossfit, por exemplo) onde o corpo é desafiado a cada momento, assim como qualquer outro esporte, é necessário estar preparado psicologicamente e fisicamente antes de se inscrever em uma competição.

            Vamos entender o processo de preparação física em 3 atos: ALIMENTAÇÃO, EQUIPAMENTOS e TREINO. Estes três itens são fundamentais antes de competir.



ALIMENTAÇÃO
           
Antes de tudo a DX-3 sugere que você procure um profissional de nutrição para montar uma dieta personalizada para você. Todos nós somos diferentes e nosso corpo também, por isso é preciso avaliar o que precisamos para nos satisfazer individualmente. A pessoa indicada para fazer essa avaliação é o nutricionista, no entanto é indispensável lembrar que precisamos (e podemos) ter pelo menos uma alimentação consciente e saudável.

Frutas legumes são essenciais, mas antes dos treinos é necessário abastecer o seu corpo com energia, ou seja, calorias. Alimentos ricos em carboidratos são ideais para o pré-treino e são eles que garantem que não vai faltar “combustível” no meio do caminho.

Alguns alimentos para comer antes de treinar:


  • Arroz
  • Aveia
  • Banana
  • Batata
  • Biscoitos salgados
  • Cereal de milho
  • Macarrão
  • Pão             



            É importante também ressaltar a importância do sono na vida de um atleta. Assim como a alimentação, é um elemento básico que vai garantir a integridade física do atleta e até mesmo ajudar psicologicamente. Como todos já sabem, pelo menos 8 horas (em média) de sono por noite, é o indicado. No entanto cada pessoa se satisfaz com horas diferentes e por isso podemos dizer que a qualidade do sono é mais importante do que a duração em si. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou deste texto? Comente abaixo qual tema você gostaria de aprender. Obrigado