sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Lesão muscular: o que é e como se prevenir

                 Boa tarde pessoal, tudo  bom? Espero que tenham passado a semana treinando bastante, lembrando sempre dos cuidados necessários para não se machucar ou exceder o limite do seu corpo e acabar com uma lesão muscular. Falando nisso, você sabe o que é esse tipo de lesão? Sabe como se prevenir desse problema que ainda é muito comum entre atletas, sendo eles de alta performance ou não? 

Músculos das costas e braços:
https://www.mindomo.com/pt/mindmap/musculos-
97e5762202bd48a8b052c0b928a10f52
                 Assim como as outra células do corpo humano, os músculos produzem energia por meio de reações químicas de combustão, e devido à necessidade do uso constante do tecido muscular ele precisa de uma quantidade energética muito grande. Em um desses processo de produção de energia o corpo produz uma substância chamada ácido lático, que impede a reposição de energia para o músculo causando cansaço muscular. Você pode ler mais sobre essa situação em nosso post "Entenda as dores do dia seguinte" . Além dos problemas causados pelo ácido lático, o esforço físico feito de forma exagerada, excessiva e sem acompanhamento é muito nocivo para o tecido muscular do corpo humano. A contusão muscular, por exemplo, é causada quando um músculo é submetido a uma força grande e de forma repentina, como um golpe. Já o estiramento acontece quado o músculo sofre um excesso de tração, que sobrecarrega as fibras e faz com que elas se rompam. 


                   Existem classificações para a gravidade da lesão, são elas:
- Grau 1: estiramento de uma pequena parte do músculo, geralmente menor do 5%. A dor é focada em um ponto específico do corpo e pode ser tratada com repouso que, se for seguido, leva a uma recuperação bastante rápida;
- Grau 2: o número de fibras atingidas e prejudicadas é maior, entre 5% e 50% do músculo. Os mesmos sintomas das lesões de primeiro grau são encontrado nessa situação, porém a intensidade e gravidade são maiores e consequentemente mais dolorosas. Além disso acarretam em processo inflamatório e perda momentânea da função;
- Grau 3: essa situação é a mais grave, onde ocorre ruptura total ou de grande parte do músculo (mais que 50%). A dor é grande, e pode variar a intensidade de acordo com as contrações musculares passivas. Se a lesão for superficial, ou seja, mais perto da pele os danos chegam a ser visíveis e palpáveis. 

                 Após uma lesão muscular, o atleta precisa de acompanhamento antes de voltar a treinar e competir. Mesmo que ele esteja visivelmente bem e sem dor não é garantia de que a lesão foi curada e o músculo está completamente cicatrizado. Lesões musculares necessitam tempo para serem tratadas. O atleta sabe muito bem como é ruim ficar sem praticar o esporte que gosta, por isso o melhor remédio é a prevenção, mas como é possível evitar esse tipo de complicação?
Vestuário de compressão previne lesões

      Para prevenir lesões musculares é preciso se aquecer antes de praticar alguma atividade, para que a velocidade e força de contração muscular sejam melhores. Além disso, o aquecimento aumenta a temperatura no músculo e a rapidez das transmissões nervosas. Outra forma de evitar lesões é o alongamento bem feito e de forma moderada. Se alongar de forma errada pode mais atrapalhar do que ajudar (leia sobre dicas de alongamento clicando aqui). Uma última dica para prevenir lesões é o uso de roupas especiais que ajudam na estabilização dos músculos. A DX-3 possui um vestuário de compressão que diminui as vibrações musculares causadoras de micro lesões e que otimiza a circulação sanguínea, fazendo com que o tecido muscular receba o oxigênio necessário para trabalhar. Com isso você pode fazer suas atividades mais tranquilo e sem preocupações, pronto para buscar os seus objetivos pessoais.
               
             Espero que vocês tenham aprendido mais sobre as lesões e como evitá-las. Mas lembre-se: esse é um texto informativo que serve como um suporte, mas que não substitui uma consulta médica e um tratamento especializado. Se você estiver sentido dores constantes, desconforto na hora de se exercitar procure um médico especializado para que ele te dê o diagnóstico individual e o indique para o melhor tratamento possível. Até semana que vem!
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou deste texto? Comente abaixo qual tema você gostaria de aprender. Obrigado