sexta-feira, 1 de julho de 2016

Como a banana interfere no seu desempenho?

             Boa tarde pessoal, como vão vocês? Espero que tenham aprendido sobre os esportes novos durante as últimas semanas. Achei muito legal o envolvimento de vocês com os textos, isso mostra o quanto ainda podemos aprender mais sobre práticas esportivas que não estamos acostumados e quem sabe até começar uma atividade nova. Semana passada foi o último dia da série dos esportes do #TeamDX3, por isso hoje o post já é diferente. Vamos falar sobre a banana, uma fruta conhecida por todos vocês, atletas ou não, e que traz vários benefícios para a saúde e para a prática do esporte.

           Quem pratica esporte sabe o principal benefício da banana na prática esportiva: evitar e atenuar o incômodo da câimbra, que certamente é um dos maiores entraves na hora de aumentar o ritmo do exercício ou fazer um movimento muscular mais brusco. Porém a banana apresenta outros fatores que podem ajudar o atleta na hora da prática esportiva, seja no aumento da performance ou na possibilidade de ganhar mais energia. A banana é uma fruta considerada democrática, pois ela dá o ano todo e existem diversos tipos próprios para o consumo direto, e a  fruta é uma das poucas que escapam do aumento excessivo de preços. Além do mais qualquer um pode comer a qualquer hora pois é muito fácil de achar em qualquer super mercado ou feira, sem contar que é muito fácil e prático transportar a fruta em uma bolsa ou em uma mochila. É um alimento rico em potássio, fibras, vitaminas (A, C, B1, B2, B6 e B12), e contém grandes quantidades de magnésio, cálcio, ferro e ácido fólico. Além dessas vitaminas e minerais, a banana tem açúcares naturais que, combinados com as vitaminas da fruta, fornecem uma quantidade grande de energia para o atleta na hora da atividade física, proporcionando uma possibilidade de aumentar seu desempenho sem sofrer muito com o cansaço e desgaste físico. Devido a essa grande quantidade de nutrientes, a banana também ajuda na prevenção de algumas doenças como problemas na retina, anemia e hipertensão. Além disso, a fruta apresenta uma proteína responsável pelo aumento da sensação de bem-estar e prazer. E nós, atletas, sabemos como é melhor praticar atividade física com essa sensação de bem estar, leveza e alegria. 

                   A banana é um alimento de fácil digestão, o que possibilita ao atleta comê-la antes de começar a treinar ou competir, pois ela não "pesa" no estômago. Com isso, o atleta terá uma prova com mais energia disponível, podendo imprimir um ritmo melhor, mais forte e constante. A banana é tão suave, que ela pode ser ingerida durante e após a prática esportiva. Jogadores de futebol, por exemplo, comem porções de banana ou alimentos que contenham a fruta (barrinhas de cereal) durante o intervalo das partidas, para que voltem com tudo no segundo tempo, sem câimbras e com muita energia. 

Se alongar também é muito importante para obter um bom rendimento esportivo
                    Podemos ver que a banana é uma ótima maneira de viabilizar energia para ser convertida em aumento de performance. Vimos que a fruta é uma forma de evitarmos câimbras e outros problemas na hora da atividade física. Porém, a fruta sozinha não é capaz de operar milagres na sua vida esportiva, é preciso complementar com uma alimentação adequada, uma planilha de treinos planejada e alongamentos bem feitos.


              Outra coisa muito importante para melhorar sua performance e evitar lesões musculares é o vestuário de compressão, que ajuda os músculos a trabalharem melhor, possibilita uma melhora significativa na circulação sanguínea (o que evita câimbras também), e ajuda o corpo a economizar energia da termorregulação. A DX-3 possui as melhores roupas de compressão do mercado, e você pode conhecê-las aqui

                   Espero que tenham gostado do texto, e que tenham aprendido mais sobre os benefícios da banana e sobre como podemos aumentar nossa performance sem ter que forçar nosso corpo ao extremo. Até semana que vem pessoal, e muito obrigado por nos acompanhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou deste texto? Comente abaixo qual tema você gostaria de aprender. Obrigado