Uma ótima tarde pra você e bem vindo ao Blog da DX-3! Espero que sua semana tenha sido de ótimos treinos, com marcas superadas e muita dedicação. E para superar marcas, bater recordes e ter um desempenho satisfatório é importante manter o corpo saudável para que ele funcione bem durante os treinos diários e na hora das competições. É importante uma dieta balanceada, cuidados com os ossos e músculos, além de estar sempre atento às outras partes do organismo. Assim como o corpo humano, os instrumentos que usamos para a prática esportiva necessitam de cuidados também, para que não haja nenhuma surpresa desagradável na "hora do vamos ver". Atletas usam diversos equipamentos para melhorar a performance como roupas especias, sapatilhas anatômicas, viseiras anti reflexo, etc... Todos esses instrumentos necessitam cuidado e atenção para que a ajuda não se torne um empecilho.
Tendo isso em mente, gostaria de falar com vocês dicas para manter um dos equipamentos mais usados em bom estado: a bicicleta. Há quem diga que a magrela é a melhor amiga dos atletas, pois está sempre com eles em todos os momentos, sendo eles bons ou não. E para a bike ter uma vida longa e útil é preciso uma série de cuidados. Nesse post gostaria de citar 5 atitudes que devemos ter para aumentar a vida útil da nossa bicicleta. Vamos a elas:
1) Revisão:
Sem dúvida, a revisão periódica da sua bicicleta é um dos fatores de mais relevância para manter sua parceria em bom estado. Procure um mecânico credenciado, de confiança e com boas indicações para dar um trato na bike. Pesquise e se informe, para não ter nenhuma dor de cabeça. Quando levamos a bike em qualquer lugar, ela pode voltar pior do que entrou e você terá de gastar ainda mais para consertar o deslize do mecânico, sem contar o risco que você corre de se machucar devido à falhas mecânicas. Se você usa muito a bicicleta, leve na oficina em intervalos de 2 meses.
2) Limpeza:
Outro fator de extrema importância para manter a bicicleta funcionando bem é a limpeza frequente das peças. O acúmulo de sujeira, poeira e óleo é péssimo para o bom funcionamento das peças, pois eles agem como lixas nos componentes, fazendo com o que o desgaste seja muito grande. Limpe a bike com um pano e espanador após cada uso, para tirar a poeira e qualquer sujeira superficial. Uma vez por semana é bom passar um pano úmido na bicicleta para tirar a sujeira mais profunda. Lembre-se de lubrificar as peças e juntas quando você molhar a magrela, pois a água pode corroer as peças feitas de metal.
3) Calibre os pneus:
Andar com os pneus em bom estado é fundamental para evitar problemas com a bike e com o próprio atleta. Veja as especificações do fabricante (geralmente estão escritas no próprio pneu) e, dê uma checada antes de treinar/competir. Pneus vazios contribuem para empenar os aros da bike, pois o poder de amortecimento diminui bastante. Quando cheios demais podem prejudicar o sistema de freios, pois as pastilhas podem ficar raspando no pneu , além de correr o risco de estourar. Leve em conta os desgastes dos pneus da sua bicicleta, que precisam ser trocados de tempos em tempos para não se desfazerem durante um pedal.
4) Guarde em lugar apropriado:
Guarde a bike em lugar interior, como sua garagem. É importante esse cuidado para evitar roubos e exposição ao tempo. Chuva e sol danificam a pintura e podem causar problemas para outros componentes da sua bicicleta. Encontre um lugar que seja livre umidade, para que as peças não sofram corrosão. Se você for viajar, por exemplo, e a bike precisar ficar guardada por muito tempo, esvazie um pouco os pneus, lubrifique as peças e pendure em algum suporte. Quando voltar de viagem limpe a bike, calibre os pneus e lubrifique de novo.
5) Evite riscos desnecessários:
Pode parecer estúpido e óbvio comentar isso, mas existem muitas pessoas que não tomam cuidados simples. Um exemplo: já vi pessoas com bicicletas speed em terrenos acidentados. Isso é péssimo para a bike! É preciso ter uma bicicleta apropriada para o tipo de treino/competição que você quer participar. Usar a bike errada irá te trazer muitos prejuízos. Outro risco desnecessário é andar muito próximo aos carros. Além de ser muito perigoso para sua vida, você pode acabar batendo e arranhando tanto a bike quanto o carro de alguém. Outro prejuízo. Então fiquem sempre atentos às bobagens que podemos cometer na hora do pedal. Sempre alerta e precavido.
Esses foram 5 atitudes que devemos ter para conservar nossa bike e também para termos mais segurança na hora de pedalar. Espero que você tenha aprendido alguma coisa nova, e se você já sabia de tudo isso espero que tenha reforçado essas atitudes em sua mente. Cuidado é muito importante, se a bicicleta está em boas condições, a chance de acidentes é muito menor e você pode pedalar tranquilamente. Outra coisa, lembre-se SEMPRE do capacete. Um abraço da DX-3 e pedale com segurança. Até semana que vem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que achou deste texto? Comente abaixo qual tema você gostaria de aprender. Obrigado