sexta-feira, 13 de maio de 2016

Origem das Olimpíadas

             Como vocês podem ver, nosso Blog se preocupa em levar conteúdo relacionado ao mundo esportivo em geral. Já falamos aqui sobre ciclismo, corrida, natação, triathlon, etc... Falamos também sobre medidas e atitude que você, fã do esporte, deve ter para preservar uma qualidade de vida boa, e um corpo saudável. Nosso foco é o esporte, e hoje em dia o assunto que mais se fala no mundo esportivo é as Olimpíadas. No dia em que estou escrevendo este texto, a contagem regressiva para os Jogos Olímpicos do Rio está em 85 dias. Há menos de 3 meses, não podia deixar de falar sobre o maior evento esportivo do planeta, maior até do que a Copa do Mundo de Futebol.
Símbolo das Olimpíadas. Cada anel representa um continente, que estão ligados pelo esporte
            A ideia de jogos e competições tem base na Grécia, no ano de 2500 a.C, onde o povo costumava competir para agradar aos deuses, em especial o deus Zeus.  Mas foi por volta dos anos 700 a.C que o espírito de competição entre povos foi se formando. No ano de 776 a.C os Jogos Olímpicos foram disputados pela primeira vez de forma organizada, onde atletas de diferentes cidades-estado se reuniram em Olímpia para a realização de diversas modalidades esportivas, como: luta, atletismo e pentatlo. Nessa época o esporte já era valorizado, principalmente pelos gregos que prezavam pela boa saúde física, tanto que os vencedores eram recebidos de volta em suas cidades-estado como heróis e ganhavam uma coroa de louros. A importância e repercussão dos jogos era algo imenso, inclusive cidades em guerra faziam um acordo de cessar fogo durante o período de competições. Os jogos realizados pelos gregos não tinham apenas o caráter de adoração religiosa. As competições eram uma forma de unir os povos e cultivar a paz e harmonia entre eles. Mas após a invasão romana, os gregos deixaram vários costumes de lado, dentre eles os Jogos Olímpicos.

            Foi somente no ano de 1896 que os jogos foram retomados, na cidade de Atenas, também na Grécia. Foi o francês Pierre de Freddy quem teve a iniciativa do retorno das competições; na convenção em Sorbonne ele convenceu os gregos a retomarem as competições, que seriam disputadas de 4 em 4 anos. Nessa mesma convenção foi estipulado o COI (Comitê Olímpico Internacional). A primeira olimpíada da Era Moderna foi disputada entre 6 e 15 de Abril de 1896 com delegações de 14 países e 241 atletas. Desde então temos visto as Olimpíadas crescerem cada vez mais, sendo interrompida apenas nas Guerras Mundiais. Hoje, as Olimpíadas reúnem mais de 200 países. As provas foram sendo alteradas e o estilo de competição também para se adaptarem as novas tendências e a competição ser algo acessível para todos. Por exemplo, temos os jogos de inverno para que esportes disputados na neve não fiquem de fora; acontecem depois das Olimpíadas os Jogos Paralímpicos, que promovem inclusão e interação para todos. 


             As Olimpíadas têm hoje um caráter muito mais profissional do que antes. Nos primeiros jogos olímpicos, qualquer homem livre podia participar, hoje apenas os atletas do mais alto nível se classificam para os jogos, algo que atraiu olhares de grandes empresas e investidores. Tanto que hoje as Olimpíadas são vistas também como algo que gera retorno financeiro e possibilidades de negócios. 

             Neste ano de 2016, os jogos serão disputados no Rio de Janeiro, ms outras cidades receberão competições, como jogos de futebol masculino e feminino. O Brasil estará unido em torno desse evento. Um só país, uma só raça torcendo para nossos atletas ganharem o maior número de medalhas. Acesse o site https://www.rio2016.com/ e fique por dentro do que está acontecendo nessa época que antecede o maior evento esportivo do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou deste texto? Comente abaixo qual tema você gostaria de aprender. Obrigado